sábado, 8 de novembro de 2008

COMUNICAÇAO TEM REMEDIO

Comunicação tem remédio:
A comunicação nas relações interpessoais em saúde


Por: Rubia Ap. Ribeiro Oliveira


SILVA,Maria Júlia Paes da: Comunicação tem remédio:A comunicação nas relaçoes interpessoais em saúde /Maria Julia Paes da silva;Rio de Janeiro:Loyola,2002,133p. Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Usp (1979) , especialização em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) , especialização em Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da Usp (1979) , mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Usp (1989) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Usp (1993) . Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem , com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, Não - verbal, Interação.
..E autora dos livros:O amor é o caminho:Maneiras de cuidar e Obrigado ,Filha.

Nesta obra a autora mostra que a missão social do profissional de saúde permite conciliar disciplina e afetividade,seja com o paciente ou no relacionamento entre a equipe .Este livro apresenta , todas as técnicas necessárias para se dominar a arte da comunicação e percepção ,e fazer dela um instrumento básico para o dia a dia dos profissionais de saúde.
A comunicação é um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebida,podendo ser verbal por meio da linguagem escrita e falada,e não verbal por manifestação de gestos,expressões faciais, as posturas corporais , a maneira de tocar e as distâncias interpessoais que se mantêm com essa outra pessoa .
Quando se fala de relacionamento interpessoal segundo a autora comunicação verbal, não existe sozinha pois além dela existe a maneira como falamos , que pode se chamar de paraverbal: os silêncios e grunhidos que utilizamos ao falar, as pausas que fazemos entre as frases e palavras, a ênfase que colocamos na voz.
Para a pesquisadora devido á sofisticação tecnológica deixaram se de lado a comunicação não verbal. E que o uso da comunicação não verbal pode resgatar a capacidade do profissional de perceber sentimentos,duvidas e dificuldades de verbalização do paciente.
Visto que os pacientes não conseguem avaliar os profissionais de saúde pela sua competência técnica , eles avaliam os profissionais pelo código de ser humano que é expresso principalmente por essa linguagem não-verbal. Para humanizar a assistência,é preciso tornar mais consciente esse código não-verbal que fala da essência do ser humano.
Toda comunicação tem duas partes: conteúdo e o sentimento. O conteúdo da nossa comunicação está ligado ao nosso referencial de cultura, e o profissional de saúde tem uma cultura própria, diferente do leigo, por isso é importante saber que quanto mais informações possuir sobre aquela pessoa e quanto maior a nossa habilidade em correlacionar esse saber do outro com o nosso, melhor será o nosso desempenho no aspecto da informação e do conteúdo .






Silva ainda ressalta algumas dicas para ser convicente verbalmente:ser especifico, revelar alguns aspectos negativos,ouvir com atenção e pedir opinião,não camuflar opiniões,ser informal, elogiar com sinceridade e objetividade e refletir sobre as criticas recebidas.
Silva cita que o corpo é um centro de informações e deve-se respeitar o espaço pessoal do cliente.E que é importante aprender os mistérios do toque como processo de humanização entre profissional de saúde e cliente. E que todo toque envolve um aspecto afetivo que se faz presente a partir da maneira de se aproximar para tocar, o tempo usado no contato, o local onde tocam as pessoas e a pressão que exerce no mesmo.
Ouvir o cliente é uma prática ligada ao campo da saúde. Deveria fazer parte da rotina dos profissionais ,ouvir as necessidades do paciente em seus diferentes tipos de situação. Sabe-se que isso, infelizmente, nem sempre acontece na prática.
Deve-se então, aos futuros profissionais de saúde, se preocupar em desenvolver uma comunicação afetiva que permita ser simpáticos, pois só assim terá a capacidade de perceber o outro, ou seja, o seu ponto de vista.
Sendo assim esse livro deve ser lido por todos acadêmicos de enfermagem, para que tenham uma visão mais ampla da comunicação verbal e não-verbal.Para obterem o conhecimento e poder relacionar melhor entre o profissional e equipe multidisciplinar,e profissional e paciente.
Conclui-se que a comunicação não tem conclusão, ela é um eterno evoluir, vale a consideração de que é difícil se tratar da comunicação não-verbal por meio da comunicação verbal. Isso implica dificuldades, já que a comunicação não-verbal também se realiza fora do alcance da consciência. Um dos objetivos é trazer a consciência essa linguagem silenciosa.

Nenhum comentário: