sábado, 8 de novembro de 2008

MEIO DE CULTURA

centro universitário do cerrado patrocínio
unicerp










ALERGIAS E HIPERSENSIBILIDADES











Patrocínio (MG)
2008
TANIA MARIA DA SILVA
RÚBIA APARECIDA RIBEIRO OLIVEIRA
RAFAELA
FRANCELINE







ALERGIAS E HIPERSENSIBILIDADES



Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio – UNICERP, como parte da avaliação da disciplina “Microbilogia” ministrada pelo Profº Lizandra Ferreira de Almeida e Borges, no 2º Período de Enfermagem Diurno.






Patrocínio (MG)
2008
Introdução
Os meios de cultura destinam-se ao cultivo artificial de microrganismos. Estes meios fornecem os princípios nutritivos indispensáveis ao seu crescimento. Entre os principais componentes de um meio de cultura estão as fontes de carbono e energia como os açúcares, as fontes de nitrogênio, fósforo e sais minerais. Outros componentes mais específicos podem ser encontrados em um meio para determinado organismos, estes são os Fatores de Crescimento como as vitaminas, aminoácidos, etc.
Um meio de cultura pode ser sólido, semi-sólido ou liquido, quanto à consistência. Enriquecedor, Seletivos, Diferenciadores ou Manutenção, quanto à função. Animados ou Inanimados quanto à natureza.
Formulação dos meios de cultivo
Os meios de cultura são classificados quanto ao estado físico em sólidos, quando contém agentes solidificantes, principalmente ágar (cerca de 1 a 2,0 %); semi-sólidos, quando a quantidade de ágar e ou gelatina é de 0,075 a 0,5 %, dando uma consistência intermediária, de modo a permitir o crescimento de microrganismos em tensões variadas de oxigênio ou a verificação da motilidade e também para conservação de culturas; e líquidos, sem agentes solidificantes, apresentando-se como um caldo, utilizados para ativação das culturas, repiques de microrganismos, provas bioquímicas, e dentre outros.
Os meios de cultura podem ainda ser classificados quanto a procedência dos constituintes em naturais ou complexos, quando usa ingredientes com composição química não definida, tais como extratos de vegetais (malte, tomate, amido de tubérculos, peptona de soja, etc.) de animais (carne, cérebro, fígado, caseína, etc.) e de microrganismos (levedura) e artificiais, sintéticos ou ainda quimicamente definidos quando a composição química é conhecida (usados para trabalhos de pesquisa) e seus componentes servem para suprir as exigências nutritivas dos microrganismos, em fontes de carbono, nitrogênio, vitaminas, energia, sais minerais, dentre outros, quando então são conhecidas as necessidades nutricionais específicas. Quanto a composição química podem ser simples (meios básicos) ou complexos.
Básicos são aqueles que permitem o crescimento bacteriano, sem satisfazer contudo nenhuma exigência em especial (Ex. caldo e ágar simples).
Especiais quando cumprem com as exigências vitais de determinados microrganismos, como meio de infusão de cérebro e coração, ágar suco de tomate, ágar sangue, meio de Loeffler (com soro bovino), ágar chocolate (ágar simples fundido, adicionado de sangue e aquecido a 80 °C), Meio de Tarozzi (com fragmento de fígado - para anaeróbios), Meio de Lowenstein, meios Shahidi Ferguson Perfringens (SFP), Triptose Sulfito Ciclosserina (TSC), Baird-Parker (com gema de ovo) (meios ricos ou meios enriquecidos com as substâncias citadas), etc.
De acordo com a finalidade bacteriológica ou micológica os meios especiais podem ser classificados em:
Diferenciais - quando contém substâncias que permitem estabelecer diferenças entre microrganismos muito parecidos, tais como meio de Teague ou Eosina Azul de Metileno (diferencial para coliformes), Ágar MacConkey para a diferenciação de enterobactérias, Ágar sangue, ágar Baird-Parker para isolamento e diferenciação de cocos Gram positivos (sólidos).

Ágar sangue com _-hemólise




A comunicação se apresenta ligada a processos gerenciais e encontramos esta interface no exercício da liderança: A comunicação é um recurso para o sucesso da liderança exercida pelo enfermeiro, pois permite a esse profissional o desempenho de suas ações através de inter–relações com o cliente, a instituição, a equipe médica e o pessoal da enfermagem, buscando a melhoria da qualidade da assistência prestada11










REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_de_cultura

PELCZAR JR., Joseph Michael; CHAN, E.C.S.;KRIEG, Noel R.. Microbiologia: Conceitos e aplicações, 2ª ed.São Pulo: Pearson Education do Brasil, 1997. 517 pag.

Nenhum comentário: