sábado, 8 de novembro de 2008

MITOSE E MEIOSE

Mitose

Definiçao
E um tipo de divisao celular que ocorre desde o surgimento da primeira celula bebe (celula-ovo ou zigoto) ate a nossa morte,ou seja,é o processo pelo qual as celulas eucarioticas dividem seus cromossomos entre duas células filhas.Este processo dura em geral 90 a 120 minutos e é dividido em 4 etapas: prófase,metafase,anafase e telofase.Mitose e o processo de divisão celular,caracterizado pela duplicação de todos que constituem a célula,e pela distribuição equacional desses elementosnas células-filhas.O processo e uma ação continua e unificada em que não há subdivisões e paradas no decorrer do tempo.
A Divisão Celular
A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46.Antes de a cslula entrar em mitose,há uma fase em que ela se encontra em grande atividade metabólica denominada de interfase.
No processo de mitose,cada célula se caracteriza por apresentar 2 componentes fundamentais que constituem o aparelho mitótico:o aparelho acromático e o aparelho cromático.O aparelho cromatico consta de cromossomos e nucleolo.O aparelho acromático de centro celular e fuso.
A divisão da célula compreende tanto a divisão do núcleo,quanto a divisao do citoplasma.A divisão do núcleo é conhecida por cariociocinese e a divisão do citoplasma,citocinese.
A mitose é um processo que garante a reprodução nos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do numero de células nos pluricelulares.
Ciclo Celular
O Ciclo Celular compreende duas fases: a Interfase e o Período de Divisão Celular ou Fase Mitótica ,este segundo também designado por mitose
Intérfase - Não pertence ao fenômeno mitótico. Durante a intérfase, as células crescem, o material genético (DNA) se duplica, formam-se novas organelas citoplasmáticas e a célula acumula energia para continuar o processo. Subdivide-se em três fases: G1, S e G2; na fase S ocorre a autoduplicação do DNA. Após a intérfase, se inicia o processo mitótico propriamente dito.Período que vai desde o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte. Como os cromossomos estão pouco condensados e dispersos pelo núcleo não são visíveis a microscópio óptico. Nesta fase, por microscopia, não visualizamos modificações tanto no citoplasma quanto no núcleo. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir as células filhas. Compreende três fases:




Intervalo G1 ou pós-mitótico
Existe uma intensa atividade de biossíntese (proteínas, enzimas, RNA, etc.) e formação de mais organismos (organelas) celulares o que implica crescimento celular. No final desta fase a célula faz uma “avaliação interna” a fim de verificar se deve prosseguir o ciclo celular. Caso a avaliação seja negativa, as células não vão se dividir passando ao estado G0 (que dependendo da célula pode ter uma duração variada, (Ex.: neurônios, fibras musculares, hemáceas, plaquetas, etc.) e se a avaliação for positiva passa-se à fase seguinte sendo o processo irreversível.
Período S ou Período de Síntese
Vai ocorrer a auto-replicação semi-conservativa do DNA, passando cada cromossoma a possuir dois cromatídios ligados pelo centrómero. Se a célula for animal ainda ocorre a duplicação dos centríolos (o que implica a formação de dois pares).

Intervalo G2 ou pré-mitótico
Decorre desde o final da síntese de DNA até ao início da mitose, com a síntese de biomoléculas essenciais à divisão celular.Aumenta a síntese de proteínas gerando mais energia.
Período de Divisão Celular ou Fase Mitótica
A divisao de celula eucariontes,possui 2 etapas; a mitose que leva a formacao de dois novos nucleos e a citonese,que divide o citoplasma.
A mitose está dividida em 4 fases:
Prófase: Se caracteriza pelo inicio da condensação dos cromossomos e do desaparecimento dos nucléolos e da formação do fusocromatico .No final da prófase é marcado pela desintegração da carioteca.
Metáfase - Ou fase do meio, é a fase mais propícia para estudos da morfologia dos cromossomos, onde os cromossomos apresentam o máximo grau de condensação. Os cromossomos, presos às fibras do fuso, migram para o equador do fuso, plano médio da célula. No final da metáfase, os centrômeros se duplicam e se partem longitudinalmente, de modo a deixar livres as cromátides irmãs.
Anáfase - Ou fase de cima. Dois lotes idênticos de cromátides irmãs, agora como novos cromossomos, afastam-se e migram para os pólos, puxados pelos respectivos centrômeros, devido ao enxurtamento das fibras do fuso.
Telófase - Ou fase do fim. Os dois cromossomos aproximam-se dos pólos e se agregam. Ocorre o inverso à Prófase: os cromossomos descondensam-se (tornando-se invisíveis); os nucléolos reaparecem; duas novas cariotecas são reconstituídas a partir das vesículas do retículo endoplasmático. Terminadas a divisão do núcleo (cariocinese), desaparecem as fibras de fuso, ocorre a distribuição dos organóides e a divisão do citoplasma (citosinese), que isola as duas células filhas. Essas células entram em intérfase e se preparam para uma nova divisão.





CITOCINESE

Cariocines e à divisão do núcleo;Citocines e e à divisão do citoplasma em dois tamanhos iguais, e ocorrem após a telófase.Citocinese centrípeta é aquela que ocorre em animais e divide a célula na região mediana, e por começar na periferia e ir avançando para o centro da célula é assim chamada.Citocinese centrífuga ocorrem em vegetais e algas. Na telófase, a célula vegetal forma bolsas membranosas lotadas de pectina, que se acumulam na região mediana e vai avançando rumo a região externa da célula. Essas bolsas, vão fundindo e formam uma placa denominada de fragmoplasto, que separa o citoplasma da célula em dois. Mais tarde, começam a ser depositadas neles moléculas de celulose que formam as paredes celulósicas primárias das células-filhas. Ocorre do meio, para a periferia, é portanto centrífuga. Nos vegetais, mesmo após a deposição da parede celulósica, as células continuam em comunicação através de pontes citoplasmáticas, os plasmodesmos.A mitose é intracelular , em alguns protozoários, onde a carioteca não desprende e
extracelular em animais e plantas, onde a carioteca se rompe.






Meiose


Definicao

É o processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas um lote de cromossomos.
Essa forma de divisão possibilita a formaçbnão dos gametas (células sexuais). Nas células humanas diplóides existem 46 cromossomos. Através da meiose, elas passam a ter 23 cromossomos. No processo de fecundação humana, ocorre a união de dois gametas dos pais, resultando em um ovo com 46 cromossomos. A meiose é responsável pela diversificação do material genético nas espécies. A reprodução sexuada permite a mistura de genes de dois indivíduos diferentes da mesma espécie para produzir descendentes que diferem entre si e de seus pais em uma série de características.


A meiose ocorre em duas etapas que, por sua vez, se subdividem em prófase, prómetafase, metáfase, anáfase e telófase. A fase que antecede a meiose é conhecida como interfase, quando os cromossomos da célula se duplicam e se apresentam como filamentos duplos, as cromátides.





Fases da Meiose
A meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II.
INTÉRFASEAntes do início da meiose I as células passam por um processo semelhante ao que ocorre durante a intérfase das células somáticas. Os núcleos passam pelo intervalo G1, que precede o período de síntese de DNA, período S, quando o teor de DNA é duplicado, e pelo intervalo G2.
Meiose I
A
PRÓFASE IA prófase I é de longa duração e muito complexa. Os cromossomos homólogos se associam formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles.
Vários estágios são definidos durante esta fase: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.
LeptótenoOs cromossomos tornam-se visíveis como delgados fios que começam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial , as duas cromátides- irmãs de cada cromossomo estão alinhadas tão intimamente que não são ditinguíveis.
ZigótenoOs cromossomos homólogos começam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extensão. O processo de pareamento ou sinapse é muito preciso.
PaquítenoOs cromossomos tornam-se bem mais espiralados. O pareamento é completo e cada par de homólogos aparece como um bivalente ( às vezes denominados tétrade porque contém quatro cromátides)Neste estágio ocorre o crossing-over, ou seja, a troca de segmentos homólogos entre cromátides não irmãs de um par de cromossomos homólogos.
DiplótenoOcorre o afastamento dos cromossomos homólogos que constituem os bivalentes. Embora os cromossomos homólogos se separem, seus centrômeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromátides-irmãs continua ligado inicialmente. Depois, os dois homólogos de cada bivalente mantêm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes).
Diacinese :Neste estágio os cromossomos atingem a condensação máxima.Nesta subfase os cromossomos se condensam mais e os homólogos tentam se separar,mas,como existem os quiasmas,esta separação é dificultada.Ocorre então um escorregamento dos quiasmas em direção as extremidades dos cromossomos.




METÁFASE IHá o desaparecimento da membrana nuclear. Forma-se um fuso e os cromosomos pareados se alinham no plano equatorial da célula com seus centrômeros orientados para pólos diferentes.
ANÁFASE IOs dois membros de cada bivalente se separam e seus respectivos centrômeros com as cromátides-irmãs fixadas são puxados para pólos opostos da célula.Os bivalentes distribuem-se independentemente uns dos outros e, em conseqüência, os conjuntos paterno e materno originais são separados em combinações aleatórias.
TELÓFASE INesta fase os dois conjuntos haplóides de cromossomos se agrupam nos pólos opostos da célula.

Meiose II
A meiose II tem início nas células resultantes da telófase I, sem que ocorra a Intérfase. A meiose II também é constituída por quatro fases:
PRÓFASE IIÉ bem simplificada, visto que os cromossomos não perdem a sua condensação durante a telófase I. Assim, depois da formação do fuso e do desaparecimento da membrana nuclear, as células resultantes entram logo na metáfase II.
METÁFASE IIOs 23 cromossomos subdivididos em duas cromátides unidas por um centrômero prendem-se ao fuso.As díades nesta fase se dispõe na região equatorial das células,prendendo-se aos fusos pelo centromeno de tal modo que,ao se separarem ira uma cromátide para cada pólo.
ANÁFASE IIApós a divisão dos centrômeros as cromátides de cada cromossomo migram para pólos opostos.As cromátides irmãs se separam pela divisão dos centromenos e agora passam a se chamar cromossomos filhos,encaminhando-se para os pólos.Os cromossomos que não sofreram permutação serão ou so de origem paterna ou so de origem materna,porem os que sofreram permutação possuirão pedaços de origem materna e paterna.
TELÓFASE IIForma-se uma membrana nuclear ao redor de cada conjunto de cromátides.Os cromossomos descondensao-se .Reaparecem a carioteca e o nucléolo.As células se dividem formando duas novas células haplóides.Como nesta segunda divisoao ocorrem duas células originadas na primeira divisão,temos no final quatro células com n cromossomos cada uma.Se a célula inicial possuía 46 cromossomos, cada uma das 4 celulas filhas possuira 23 cromossomos.




C ONCLUSAO


Os organismos unicelulares quando se reproduzem e os pluricelulares quando crescem ,lançam mão da divisão celular.Tal processo,quando constante o numero de cromossomos,denomina-se mitose e quando esse numero e reduzido a metade,denomina-se meiose.
A mitose ocorre na divisão de células somáticas e a meiose e encontrada em organismos que possuem reprodução sexuada ou que produzem esporos.Para facilidade didatica,a mitose e dividida em varia fases:prófase prometafase ,metáfase, anáfase e telófase.
A meiose compreende duas divisões do núcleo e uma divisão dos cromossomos.Ocorre na formação dos gametas,na formação de esporos e na divisão do ovo de certas espécies de algas.Tem por finalidade reduzir o numero diplóides de cromossomos a haplóide.A meiose ocorre apenas nas células germinativas masculinas e femininas.


Referencias bibliográficas


Biologia das células :origem da vida,citologia,histologia e embriologia/Jose MarianoAmabes,Gilberto Rodrigues Martho- 1.ed-São Paulo:Moderna ,1994,440 pag.

Biologia:2.grau e vestibulares/Albino fonseca -21.ed-São Paulo:Atica 1980 480 pag.

Disponível em site:
www.educacao.uol.com.
www.webciencia.com
www.todabiologia.com.br
Entrada dia 20/08/2008 de 12:00 hs á 22:00 hs.

Nenhum comentário: