sábado, 8 de novembro de 2008

RESENHA DO LIVRO ""O CORPO TRAIDO""

O corpo traído


Rubia Ap. Ribeiro Oliveira



Lowen, Alexander, 1910: O corpo traído/Alexander Lowen; [tradução George Schlesinger; revisão cientifica da edição e direção da coleção Paulo Ferri de Barros]. -São Paulo:Sumus,1979,270pg.
Dr.Alexander Lowen, advogado, casado e pai de 2 filhos, Lowen, estudante de Wilhenlm Reich nos anos 1940 e inicio de 1950, interessou-se por suas idéias principalmente as que relacionavam corpo e mente e resolveu se aprofundar e trabalhar com a analise do caráter, e se formou em medicina na Europa, desenvolveu a psicoterapia mente - corporal conhecida como analise bioenergética com seu colega John Pierrakos. Ele e o fundador e primeiro diretor-executivo do Instituto Internacional de Analise Bioenergética localizada na cidade de Nova York.E um ótimo escritor tendo uma bibliografia de 12 livros ,dentre eles:Bioenergética(1975),Amor e Orgasmo(1965),Medo da Vida(1980) etc.
O conflito neurótico provem da culpa e da ansiedade em relação ao prazer. Para saber quem ele e ,o individuo precisa ter consciência daquilo que sente ,deve conhecer a expressão de seu rosto ,a sua postura e a forma de movimentar.
Todo problema neurótico tem origem num conflito de personalidade, tanto a neurose quanto a psicose ocorre uma fuga da realidade, o neurótico ignora a realidade enquanto o psicótico a nega (32).
O autor apresenta casos de seus clientes, ele os avalia pelos seus traços corporais, seus desenhos e seu passado. Ele aborda o problema da esquizofrenia da negação do próprio corpo,mostrando como chegamos na união corpo-mente.
Esse livro se dedica a estudar pessoas que negam as experiências necessidades e sentimentos reais de seus próprios corpos, através de uma analise, que inclui numerosos estudos de caso.
A obra em questão enfoca a liberação dos bloqueios energéticos, trabalhando com a mente e corpo, respiração e com movimentos que permitam a expressão emocional, para integrar o cliente a vida e historia pessoal, através da terapia.
O autor conclui a necessidade de se trabalhar tanto a nível corporal quanto a nível verbal, precisamos de duas pernas para poder caminharmos.
O livro nos fala sobre o conflito entre corpo e mente a dificuldade que muitas pessoas encontram de sentir seu corpo e a distancia dessas pessoas com a realidade. No inicio da leitura mostra-se complicada , mas com o passar das paginas se mostra fácil e interessante.
O Lowen descreve diversos exemplos de comportamento, o que pensa, e a causa desses distúrbios, traz relatos de como e a vida para eles e suas dificuldade com o próprio corpo e mente, esses exemplos nos ajudam na compreensão desses problemas.
O autor relata que indivíduos que portam tal comportamento sentem muito medo,medo de dormir,de cair do alto,de se afogar,dificuldade de respirar.Tem uma fuga da realidade e se apega a uma ilusão o que o leva a um distanciamento cada vez maior de seu corpo.O livro retrata também o comportamento paranoide em que a pessoa joga sobre a outra pessoa,sentimentos negativos.
O autor mostra que comportamento esquizóide tem suas raízes principalmente na infância na qual muitas vezes a criança passou por algum trauma: em relação aos pais (rejeição), abuso sexual e ate dentro do útero (tentativa de aborto). Muitas vezes esses traumas ficam escondidos aparecendo em alguma fase da vida,trazendo com eles transtornos,e uma dissociação de alguma parte do corpo,por trazer contigo dor e humilhação,ele o recusa e o ignora.
O livro o corpo traído fala da importância da relação entre ego e corpo da pessoa de ter consciência do seu corpo mostrando assim que conhecendo o corpo poderá se conhecer melhor, a mente, os sentimentos e o mundo.
Sendo assim esse livro deve ser lido não somente por especialistas no assunto como também por acadêmicos de todas as áreas, pois através dele obtemos o conhecimento da importância da relação corpo e mente e podendo se conhecer melhor.












FIM

Nenhum comentário: