sábado, 8 de novembro de 2008

IMUNOLOGIA ALERGICA E HIPERSENSIBILIDADE

Alergia



A Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico. Os portadores de alergias são chamados de “atópicos” .
O organismo tecido ou célula capaz de apresentar uma reação de hipersensibilidade diz-se estar sensibilizado. As reações alérgicas, sendo reações imunológicas, são extremamente específicas, reagindo o organismo sensibilizado exclusivamente ao determinante antigênico usado como imunogêno ou estrutura semelhante. As reações de hipersensibilidade foram bem cedo separadas em dois tipos diferentes, de acordo com o tempo decorrido entre o contato do organismo sensibilizado com o antígeno e a visualização macroscópica do fenômeno alérgico. Assim, enquanto as chamadas reações de hipersensibilidade imediata exigem apenas minutos ou algumas horas para seu aparecimento, as reações de hipersensibilidade tardia só se desenvolvem depois de muitas horas.
Alguns indivíduos, quando expostos a determinados antígenos, acabam produzindo anticorpos da classe IgE, que se liga a receptores específicos na superfície de mastócitos e basófilos. Quando expostos aos mesmos antígenos, ocorre uma rápida liberação na superfície de mediadores intracelulares que causam aumento de permeabilidade vascular, vaso dilatação, contração de musculatura lisa visceral e dos brônquios e inflamação local. Essa reação é denominada hipersensibilidade imediata. Indivíduos propensos a desenvolver reações de hipersensibilidade imediata são chamados de atópicos ou alérgicos, podendo manifestar diferentes sintomas clínicos, entre eles rinites, conjuntivites, asma, eczema, urticária, cólicas abdominais ou diarréia e, em raros casos, o choque anafilático.


Doenças Alérgicas

Certas manifestações clinicas como a rinite vaso motora, a asma, a urticária, o equizema etc. resultam de uma sensibilização alérgica. Podemos considera-las grupos principais .
1-Alergia por antígenos inalados
2-Alergia por antígenos ingeridos
3-Alergia por antígenos injetados
4-Alergia por antígenos endógenos
5-Alergia por contato

Alergia por antígenos inalados

As afecções alérgicas por antígenos inalados se manifestam comumente ao nível das mucosas nasal (rinopatia alérgica) ou bronquiolar (asma) e da conjuntiva ocular (conjuntivites alérgicas).
A poeira domiciliar é o principal alergeno nas asmas, bronquites alérgicas e rinites. Compõe-se principalmente de restos alimentares, pela descamação da pele humana e animal, ácaros e cogumelos.
O tratamento das alergias respiratórias consiste essencialmente no afastamento do alergeno responsável ou,quando isto não seja possível,a hiposensibilizacao, iniciada com doses infra-reativas e prosseguida pela injeção subcutânea progressivamente crescente, na dependência da reação observada. Tem se revelado útil no tratamento da rinopatia alérgica e da asma brônquica a inalação de corticosteróide,em particular da beclometazona.
Os órgãos mais afetados e os sintomas mais freqüentes são:
Pele – urticária, eczema;
Aparelho respiratório – asma, rinite;
Olhos – conjuntivite, eczema nas pálpebras;
Aparelho digestivo – diarréia, edema da glote;





Alergia por antígenos ingeridos

Os alimentos e medicamentos de qualquer tipo são capazes de provocar manifestações alérgicas. Qualquer alimento poderá causar alergia- leite,trigo,ovo,chocolate,legumes,carnes,frutos do mar,frutas,etc.
A idiossincrasia a medicamentos e conhecida desde muito tempo. Certos medicamentos são aptos a produzir manifestações anafiláticas quando administrados pela via oral:aspirina,piramido e similares,o quinino,anti-histaminicos e corticosteróide.
Significa qualquer reação adversa a um alimento em que, diferentemente do que ocorre nas reações alérgicas, o sistema imunológico não é envolvido. Por exemplo, no caso de certas pessoas que não possuem uma substância química (uma enzima) nas paredes do intestino responsável pela separação dos açúcares. A carência dessa enzima específica (lactasse) gera uma intolerância à lactose.
E suposto que as alergias alimentares sejam as principais causas de vários sintomas relacionados a algum tipo de hipersensibilidade alimentar. Desta forma podemos ver, ainda com mais clareza como é comum este tipo de reação.


Alergia por antígenos injetados

As manifestações anafiláticas produzidas pela injeção repetida de soro heterologo ou de penicilina, sobretudo com penicilinas de absorção gradual como penicilina oleosa ou procaína. Deve-se acrescentar,pela dificuldade pratica que pode originar,a alergia à insulina devida seja a impureza do produto,seja à especificidade antigênica do próprio hormônio.Neste ultimo caso, convem substituir os preparados comerciais que usualmente contem penicilinas extraída de pâncreas bovinos e suínos,pela penicilina suína devidamente purificada por cristalização e por cromatografia.A hipersensibilizaçao é medida que também se impõe,através de um esquema lento e cauteloso.


Alergia por antígenos endógenos

Referimo-nos aqui a estados alérgicos entretidos por focos infecciosos ou por endoparasitos, geralmente helmintos.
A erradicação do parasito ou cura do processo infeccioso são obviamente as medidas indicadas. Nem sempre é fácil,porem,identificar,o processo infeccioso e atingilos com o uso de antibióticos,sendo necessária a administração de vacinas,de preferência autógenas,na concentração de 107 bilhões de germes por ml,iniciando com 0,1ml e aumentando progressiva e cautelosamente a dose em injeções semanais,de acordo com a tolerância.

Alergia por antígenos de contatos.

Assim denominados os estados de alergia, geralmente do tipo tardio, que se desenvolvem pelo contato com alergenos capazes de formar conjugados com proteínas próprias do hospedeiro.
Exemplifiquemos com o caso da alergia às prímulas, plantadas de ornamentação muito usados na Europa, notadamente espécies P.obconicas e P.sinensis.
Outros exemplos de dermatite de contato induzida por plantas são a alergia ao veneno ivy (Rhus toxicodendron), muito comum nos Estados Unidos, e a nossa aroeira (Lithrea moloides), aliás, ainda mal estudada.
Sejam mencionadas ainda as dermatites de contato causadas por tintas, lacas, resinas, sabões, cosméticos, loções e tinturas para cabelo, náilon e outros tecidos sintéticos, sais de cobre, zinco ou níquel (dermatites profissionais) jóia com fechos de cromo, etc. A única solução para esses casos é o afastamento do alergeno responsável.

Reação alérgica

Uma reação alérgica resulta da reação antígeno-anticorpo em um mastócito sensibilizado, gerando, assim, a liberação e síntese de mediadores químicos. A reação pode –se caracterizar por inflamação ,aumento de secreções e broncoconstriçao.Os antígenos que podem causar sintomas alérgicos são denominados alergeno.As alergias são resultado de uma resposta imune conta o alergeno;diferentes tipo de resposta imune causam diferentes tipos de alergia.Uma alergia e o efeito colateral de um sistema imune que funciona corretamente.

Definições

1. Antígeno-proteína que estimula uma reação imunológica, gerando a produção de anticorpos.
2. Anticorpo-proteina produzida pelas células B como um mecanismo de defesa contra os corpos estranhos.
3. Atopia-termo que se refere à capacidade de produzir anticorpos IgE para álergenos comuns.
4. Imunidade:
-Humoral: processo pelo quais os linfócitos B produzem anticorpos circulantes, para agir contra os antígenos.
-Celular: parte do sistema imune em que predomina a participação dos linfócitos T e macrófagos.
5. Mastocito-celula tecidual que se assemelha a um basófilo do sangue periférico e que contem grânulos com mediadores químicos.
6. Hipersensibilidade-ocorre depois do contato com o antígeno. Existem 4 tipos .


Hipersensibilidade Tipo Imediata ou Anafilática (tipo 1)

E a forma de alergia mais comum e mais compreendida é o tipo que causa a febre do feno e as reações agudas e picadas de insetos. Ocorrem dentro de poucos minutos após a exposição a um antígeno solúvel.A fase aguda cessa no intervalo de 20 minutos a poucas horas,dependendo da dose do alergeno absorvido.Os sintomas mais comuns são a vermelhidão (eritema), um leve edema,prurido(coceira),aumento das secreções,contração da musculatura lisa.Se o alergeno é inalado reage nos pulmões causando a asfixia nos casos mais graves.
O mecanismo das alergias do tipo imediato envolve os anticorpos IgE específicos e os mastócitos. Quando o alergeno reage com o sitio de ligação com o antígeno da IgE os mastócitos são ativados liberando o conteúdo das granulações basófilas. Este conteúdo inclui a histamina, causa dilatação dos capilares, outros fatores liberados incluem a serotonina, leucotrienos que causam aumento da permeabilidade venosa, prostaglandinas são potentes vasodilatadores e bronco constritores, proteases aumentam a permeabilidade vascular.


Hipersensibilidade mediada pelo complemento ou citolítica (tipo 2)

A alergia direciona contra alvéolos celulares, requer complemento e ocorre por varias horas ou dias. O anticorpo é o IgG sua função imune é expor e neutralizar patogenos ou toxinas escondidas dentro das células. ativação do complemento resulta na liberação de clivagem de C3 e C5.C3 e C5a,denominados anafilatoxinas,neste caso ativam os mastócitos para liberar seus grânulos causando sintomas parecidos aos do tipo 1 .A Este mecanismo pode também ser responsável pelo reconhecimento e pela remoção de células sanguíneas ou eliminação de células cancerígenas.


Hipersensibilidade mediada por complexos imunes ou de Arthus (tipo 3)

O anticorpo envolvido geralmente é a IgG,embora a IgM possa também ser encontrada nos sítios afetados.O mecanismo é quase idêntico ao da hipersensibilidade tipo 2 ,em que o complemento é ativado e os componentes anafilotoxicos (C3a e C5a) causam a liberação dos grânulos contidos nos mastócitos resultando muitos dos sintomas agudos e uma infiltração de células polimorfa nucleares.Assim ,o objetivo principal da reação do anticorpo com os antígenos solúveis é a neutralização e a eliminação do antígeno.





Hipersensibilidade mediada por célula ou retardada (tipo 4)

Caracteriza-se por reação celular entre antígenos e linfócitos T responsáveis ao antígeno, a intensidade máxima acontece entre 24 e 48 horas, geralmente consiste em eritema e endurecimento. Apos a injeção do antígeno ,leva muitas horas para as células T se infiltrarem no local ,onde são ativadas pelo antígeno ,a liberação de linfocinas resulta em uma infiltração maciça de células mononucleares .A função desta resposta é matar as células infectadas por vírus ou células tumorais ,mas no processo muitas células hospedeiras normais são mortas como espectadores inocentes.

Diferenciação entre hipersensibilidades imediata e retardada.

A hipersensibilidade retardada (HR) se diferencia nitidamente da hipersensibilidade anafilática e da reação de Arthus, não só pelo seu desenvolvimento lento, mas também por outros caracteres, em particular os seguintes:
1-O aumento de permeabilidade capilar observado na reação anafilática e o fluxo de neutrofilos característicos da reação de Arthus não constituem fenômenos conspícuos na HR que, ao invés, se caracteriza pelo acumulo progressivo de células mononucleadas (linfócitos e monócitos) no local da reação.
2-Ao contrario das reações imediatas, que podem ser transmitidas com soro, a HR só pode ser transferida com células linfóides provenientes do sangue circulante, Baco e linfonodos de um doador sensibilizado.
3-A imunização com conjugados de proteína-hapteno (PH) determina o desenvolvimento de hipersensibilidade imediata, bem como a produção de anticorpos de especificidades anti-P e anti-H, ao passo que na HR a especificidade é mista, isto é, anti-PH, (Carrier Specificity).

Alguns distúrbios alérgicos

Anafilaxia – e uma reação sistêmica imediata com de vida, que pode acontecer perante a exposição à determinada substancia, como conseqüência da reação de hipersensibilidade do tipo 1 na quais os mediadores químicos liberados dos mastócitos afetam muitos tipos de tecido e sistema orgânico.

Rinite Alérgica - é uma inflamação da mucosa nasal provocada por alergeno transportados pelo ar, que afeta a 8 a 10/%da população, e uma hipersensibilidade do tipo 1.

Urticária e Angiodema-podem afetar 10% da população em algum momento de suas vidas. O angioedema é uma lesão similar ,mas envolve a derme e o angioedema podem ocorrer isoladamente ou juntos.

Alergias Alimentares-sobrevêm alergias alimentares ,quando o sistema imunológico do organismo reage exageradamente a certas substancias que ,de outra forma, são inócuas. As alergias alimentares ocorrem em 4 a 6% nas crianças e em 1 a 2% nos adultos, embora a prevalência percebida seja muito maior devido a outras reações alimentares adversas existentes que provocam sintomas semelhantes.

Sensibilidade ao Látex-tal sensibilidade está se tornando um importante problema de saúde pra os profissionais de saúde, pacientes e outros em risco em decorrência do trabalho. A reação alérgica pode ser imediata ou tardia. O látex esta presente em aproximadamente 40.000 produtos médicos e brinquedos.Estima-se que a prevalência da sensibilidade seja de 1 % na população geral,20 b %em enfermeiros e mais de 60% em crianças com espinha bífida.

Asma Brônquica-caracteriza-se por ser um distúrbio inflamatório crônico das vias aéreas, no qual muitas células e elementos celulares desempenham uma função. Esta inflação provoca falta de ar opressão torácica e tosse ,principalmente a noite ou pela manha ,bem como hiper-reatividade da via aérea e vários estímulos .Em geral,os episódios são associados à obstrução variável do fluxo aéreo ,reversível,quer dizer de maneira espontânea ,quer com tratamento .Poucas pessoas com asma persiste fibrose irreversível do revestimento das vias aéreas.

Estado Asmático – e uma forma grave de asma, na qual a obstrução da via aérea não responde à terapia medicamentosa usual.

Sinais clínicos e inflamações agudas ou crônicas que podem conter aspectos alérgicos e auto-imunes
Inflamações da Pele

Edemas (inchaço)
Pruridos (coceira)
Alopecia (queda de cabelos)
Eritemas (vermelhidão)
Pá pulas (granulações)
acne
Pústulas (pontos purulentos)
Úlceras (feridas)
Dificuldade em cicatrizar
Desidrose (descamações)

Inflamações de Mucosas:

Respiratória:
rinite
conjuntivite
sinusite
otite
faringite
bronquite
Digestiva:
aftas
esofagite
gastrite
úlceras
enterite
colite

Genital:
Vaginite (corrimento)

Inflamações Internas:
hepatite
leucopenia
artrite
tendinite
miosite
cardite
neurite
Encefalite
Desequilíbrio Hormonal:
tireoidite
diabetes
endometriose
metrorragia
Irregularidade menstrual
Infertilidade
Tensão pré-menstrual


Ao excluirmos os antígenos alimentares animais, os sintomas melhoram e tendem a desaparecer. A partir de dez dias podemos observar mudanças mensuráveis, clínicas e sorológicas.


































Referencias Bibliográficas



BRUNNER.
Prática de Enfermagem, por Sandra M. Nettina - trad. José Ferreira de Figueiredo,vol.2 , 7.ed./Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 2003,1072p (885 a 903)

Bier Otto
Microbiologia e ImunologiaOttoBier, 30, 29, 28, 27,26 ed. - São Paulo: Melhoramentos,
1990,1234p

Pelczar Jr. Joseph Michael
Microbiologia: conceitos e aplicações. Michael J. Pelczar Jr/tradução Sueli Fumie Yamada,Tânia Ueda Nakamura,Tereza Cristina R.M.Oliveira,Benedito Prado Dias Filho, Lourdes Botelho Garcia:revisão técnica Celso Vataru Nakamura .vol.2,2.ed. São Paulo:Pearson Education do Brasil,1997,517p(76 a 82)

Charles A., Janeway Jr.
Imunologia: o sistema imune na saúde e na doença /Charles A.. January Jr.;tradução Ana Cristina Arámburu da Silva-6.ed.-Porto Alegre:Artmed,2007.848p (517 a 550)


Disponível em:
www.scielo.br/celulas alérgicas
www.luiz meire.com/células. Girl

Nenhum comentário: